A Stellantis dá prosseguimento ao seu plano de transição energética. Atuando em várias frentes, o grupo automotivo anuncia agora uma ampliação da parceria com a Archer Aviation Inc. para produzir a aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) Midnight.
De acordo com o comunicado oficial, as empresas trabalharão em conjunto para construir uma unidade de produção que ficará localizada em Covington, Geórgia, local onde será fabricada a aeronave de propulsão elétrica em 2024.
A Midnight foi projetada com carga prevista de mais de 454 kg, podendo transportar quatro passageiros e um piloto. Com um alcance de 161 km, o veículo foi otimizado para viagens ida e volta de curta distância, cerca de 32 km, com um tempo de carregamento de aproximadamente 10 minutos.
O objetivo da parceria é aproveitar a expertise e a competência de cada uma das empresas parceiras em diversas áreas para colocar o eVTOL da Midnight no mercado. A Archer traz sua equipe de eVTOL de classe mundial, trem de força elétrico e especialistas em certificação, enquanto a Stellantis contribuirá com tecnologia e experiência de manufatura avançada, pessoal experiente e capital para a parceria.
Tudo isso, ajudará também a reduzir os custos de produção e desenvolvimento, poupando centenas de milhões de dólares na fase de implementação da fabricação em série. O objetivo final é que a Stellantis produza em massa a aeronave eVTOL da Archer como fabricante contratado exclusivo.
“Trabalhamos em estreita colaboração com a Archer nos últimos dois anos e estou continuamente impressionado por sua engenhosidade e compromisso inabalável com a entrega”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Aprofundar a parceria com a Archer como um investidor estratégico com planos de aumentar nossa participação demonstra como a Stellantis está ultrapassando os limites para fornecer liberdade sustentável de mobilidade, das ruas e rodovias aos céus. Apoiar a Archer com nossa experiência em fabricação é outro exemplo de como a Stellantis liderará a maneira como o mundo se move”.
A Stellantis é parceira estratégica da Archer desde 2020 por meio de várias iniciativas de colaboração e como investidora desde 2021. Durante esse período, a Archer aproveitou a experiência profunda em fabricação, cadeia de suprimentos e design da Stellantis em conjunto com os esforços da Archer para elaborar, desenvolver e comercializar sua aeronave eVTOL.
O futuro da eletrificação na aviação é bastante promissor, com várias empresas e até montadoras desenvolvendo seus projetos. A Embraer, por meio da Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc. (Eve), segue com o desenvolvimento do seu eVTOL, bem como o Grupo Volkswagen, que já testa um veículo desse tipo na China.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai não desiste de ter táxi aéreo e apresenta Supernal S-A2
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Eve, divisão de "carros voadores" da Embraer, fecha parceria com a DHL
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Raízen faz 1º abastecimento de aeronave com caminhão elétrico da Volkswagen
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Grupo Volkswagen revela seu primeiro protótipo de táxi elétrico voador